segunda-feira, 21 de março de 2011

Antropologia

Definição, divisões, campo e objeto de estudo


(do grego άνθρωπος, transl. anthropos, "homem", e λόγος, logos, "razão"/"pensamento").
É a ciência que tem como objeto o estudo sobre o homem e a humanidade de maneira totalizante, ou seja, abrangendo todas as suas dimensões.
A divisão clássica da Antropologia distingue a
Antropologia Cultural
da Antropologia Biológica.
Cada uma destas, em sua construção abrigou diversas correntes de pensamento.

Pode-se afirmar que há poucas décadas a antropologia conquistou seu lugar entre as ciências.
Primeiramente, foi considerada como a história natural e física do homem e do seu processo evolutivo, no espaço e no tempo.
Se por um lado essa concepção vinha satisfazer o significado literal da palavra, por outro restringia o seu campo de estudo às características do homem físico. Essa postura marcou e limitou os estudos antropológicos por largo tempo, privilegiando a antropometria, ciência que trata das mensurações do homem fóssil e do homem vivo.


A Antropologia, sendo a ciência da humanidade e da cultura, tem um campo de investigação extremamente vasto: abrange, no espaço, toda a terra habitada; no tempo, pelo menos dois milhões de anos e todas as populações socialmente organizadas.
Divide-se em duas grandes áreas de estudo, com objetivos definidos e interesses teóricos próprios: a Antropologia Física (ou Biológica) e a Antropologia Cultural, para alguns autores sinônimo de antropologia social, focaliza, talvez, o principal conceito desta ciência, a cultura.

Segundo o Museu de Antropologia Cultural da Universidade de Minnesota a antropologia cultural abrange três tópicos gerais que por sua vez subdivide-se e constituem-se como especialidades:
Etnografia
Etnologia
Linguística aplicada à antropologia e Arqueologia.
A cultura e a mitologia correspondem ao desejo do homem de conhecer a sua origem, ou produz um modo de autoconhecimento que é a identidade, diferenciando os grupos em função de suas idiossincrasias e adaptação em diferentes ambientes.

Para pensar as sociedades humanas, a antropologia preocupa-se em detalhar, tanto quanto possível, os seres humanos que as compõem e com elas se relacionam, seja nos seus aspectos físicos, na sua relação com a natureza, seja na sua especificidade cultural.

Para o saber antropológico o conceito de cultura abarca diversas dimensões:
universo psíquico,
os mitos,
os costumes e rituais,
suas histórias peculiares,
a linguagem,
valores,
crenças,
leis,
elações de parentesco,
entre outros tópicos.

Embora o estudo das sociedades humanas remonte à Antiguidade Clássica, a antropologia nasceu, como ciência, efetivamente, da grande revolução cultural iniciada com o Iluminismo.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Antropologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário